A exploração da computação em nuvem para o contador está muito além do simples armazenamento de dados. Mas é assim que os maiores players do mercado de sistemas de contabilidade atuam com os seus sistemas fechados e sem uma proposta de valor transparente.

Vamos descobrir o que realmente é e quais são os benefícios da computação em nuvem no universo contábil. E como um ecossistema de inovação pode contribuir para o pleno desenvolvimento da contabilidade em nuvem.

  • A computação em nuvem
  • A computação em nuvem para o contador
    • Um ambiente colaborativo
    • Sistemas, aplicativos e ferramentas em nuvem para o contador
    • Alta tecnologia e infinitas possibilidades
    • Ecossistema de inovação para o contador

A computação em nuvem

O armazenamento e otimização da capacidade de computadores ligados na internet é a principal característica da computação em nuvem.

O conceito de computação em nuvem (em inglês, cloud computing) refere-se à utilização da memória e da capacidade de armazenamento e cálculo de computadores e servidores compartilhados e interligados por meio da Internet, seguindo o princípio da computação em grade.

Fonte: Wikipédia

Por isso quando falamos em nuvem para o contador logo vem em mente o servidor que mantém o banco de dados do escritório de contabilidade. Não há nada de errado com isso, mas o potencial da computação em nuvem para o contador é muito mais amplo e benéfico do que o simples armazenamento de dados do servidor.

A capacidade de processamento de dados na Internet é uma barreira já superada pela computação em nuvem. Tanta capacidade abre um universo de possibilidades na nuvem para o contador e todos que estão a sua volta no mundo corporativo.

A computação em nuvem para o contador

Um sistema de contabilidade criado na era da computação em nuvem pode proporcionar uma série de vantagens que vão muito além do armazenamento.

Os benefícios da nuvem para o contador começam no ambiente de trabalho do escritório e sua segurança até a interação com os clientes e aplicativos famosos que facilitam o dia a dia de qualquer pessoa ou empresa.

As principais vantagens que iremos mostrar aqui são as seguintes:

  • Um ambiente colaborativo
  • Sistemas, aplicativos e ferramentas em nuvem para o contador
  • Alta tecnologia e infinitas possibilidades
  • Ecossistema de inovação para o contador

Um ambiente colaborativo

Em um ambiente colaborativo diferentes departamentos da equipe de um escritório de contabilidade podem trabalhar em tempo real em uma mesma tarefa, ou em tarefas complementares sem interferirem nas suas particularidades.

Por exemplo, os dados gerados pelo responsável da área fiscal ficam imediatamente a disposição da contabilidade e vice-versa, quaisquer alteração são imediatamente processadas e registradas.

Um ambiente colaborativo ainda se estende a usuários externos como os clientes do escritório de contabilidade que podem acompanhar as informações de seu interesse tão logo estiverem prontas.

Além disso, aplicativos indispensáveis para o dia a dia de qualquer pessoa ou empresa, como os de e-mail e de planilhas também podem estar integrados na nuvem para o contador, sua equipe e seus clientes.

Sistemas, aplicativos e ferramentas em nuvem para o contador

Muitas tarefas do dia a dia de qualquer ambiente corporativo tendem a ser facilitadas por inúmeros aplicativos disponíveis na internet. No universo contábil não é diferente, nenhum sistema sozinho consegue suprir todas as necessidades de um escritório de contabilidade.

É nessas lacunas que aplicativos ou ferramentas se inserem e criam o seu próprio diferencial, tornando-se indispensáveis as tarefas do dia a dia.

Um sistema de contabilidade na nuvem precisa estar aberto a integração com outros aplicativos e ferramentas se quiser explorar todo o potencial da nuvem em prol do contador.

Alta tecnologia e infinitas possibilidades

O ambiente colaborativo da computação em nuvem para contadores é ainda mais aproveitado quando as melhores tecnologias são empregadas em seus sistemas, aplicativos ou ferramentas.

Algumas tarefas ou áreas de um escritório de contabilidade ou um departamento de contabilidade de uma empresa são melhores supridas por uma determinada tecnologia enquanto as outras por uma tecnologia diferente. A computação em nuvem proporciona que você possua diferentes sistemas, cada um com uma expertise própria colaborando entre si no mesmo ambiente.

Em resumo é possível contar com as melhores e mais adequadas tecnologias para cada processo ou tarefa e ainda manter os sistemas comunicando-se entre sí na linguagem contábil tão pouco valorizada nos sistemas de contabilidade atuais.

Ecossistema de inovação para o contador

É dentro desse contexto de comunicação entre sistemas com expertise própria que surge o primeiro ecossistema em nuvem para o contador do futuro.

Um ecossistema de inovação é composto por parceiros alinhados para que uma proposta de valor central se materialize.

Resgatar a importância do contador no meio empresarial requer uma automação que coloque a linguagem contábil em primeiro plano.

Com o propósito de empoderar o contador e estabelecer um novo paradigma de automação contábil surge a ContabCloud. A ContabCloud é um ecossistema de inovação cuja proposta de valor consiste em empoderar o contador com um arsenal de ferramentas integráveis na nuvem.

Diferente dos sistemas de automação contábil conhecidos atualmente o Ecossistema da ContabCLOUD reúne uma seleção de ferramentas com propósitos específicos a cumprir, que colaboram entre si na computação em nuvem.

O contador como centro do Ecossistema pode esperar que o melhor da tecnologia esteja ao seu dispor, ajudando-o a ganhar tempo.

Inscreva-se na nossa newsletter e fique por dentro das novidades do primeiro ecossistema em nuvem para o contador do futuro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *